Somos uma peça que está sendo feita. Somos um caos, na maior confusão. Mas o Espírito Santo está repousando sobre nós. Precisamos d'Ele para sair da nossa confusão. Somos tão arrogantes que pedimos para o Senhor caminhar junto conosco. Só que nós nem sabemos qual é o caminho. Porém, Deus é tão misericordioso que ainda nos convida a caminhar com Ele. Pois Ele é o Caminho e faz o caminho.Senhor, que o Teu Espírito repouse sobre mim e faça a Tua obra. Eu me dobro e me rendo a Ti. Uma rendição incondicional, dizendo como Maria: Faça-se em mim segundo a Tua vontade, para que o Verbo se faça carne em mim e habite entre nós.O Senhor quer de nós uma rendição sem condições.
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Desanimar jamais!
Somos uma peça que está sendo feita. Somos um caos, na maior confusão. Mas o Espírito Santo está repousando sobre nós. Precisamos d'Ele para sair da nossa confusão. Somos tão arrogantes que pedimos para o Senhor caminhar junto conosco. Só que nós nem sabemos qual é o caminho. Porém, Deus é tão misericordioso que ainda nos convida a caminhar com Ele. Pois Ele é o Caminho e faz o caminho.Senhor, que o Teu Espírito repouse sobre mim e faça a Tua obra. Eu me dobro e me rendo a Ti. Uma rendição incondicional, dizendo como Maria: Faça-se em mim segundo a Tua vontade, para que o Verbo se faça carne em mim e habite entre nós.O Senhor quer de nós uma rendição sem condições.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Eu tomo posse daquilo que sou
Ser pessoa é antes de tudo ter consciência: “Eu sei quem sou eu. Tenho diante de mim minhas dificuldades, mas eu me aceito!” Conversão é tomar posse daquilo que se é. Por isso, Deus não pode trabalhar com uma pessoa mascarada, que não se aceita.
Não existe cristão se ele não se aceitar do jeito que é. Você é o que é, e a sua conversão passará por aquilo que você é!
Jesus quando viu Maria Madalena fez com que ela voltasse a ver aquilo que ela era, não uma prostituta, mas uma filha de Deus projetada por Ele; não aquilo que a sociedade criou.
Nós caímos muito nos artifícios que nos são apresentados. Nossa vida se ilumina por novidades e gostamos muito do estético. E seguimos aquilo que é diferença, não somos fã da disciplina.
Corremos atrás de coisas e duas semanas depois vemos que realmente aquilo não era tão bom como parecia.
Por que os artistas não permanecem muito tempo casados? É por causa disso. Querem respostas rápidas, românticas, buscam o brilho eterno e acabam desanimando. Então, o outro começa a decidir por nós e ficamos perdidos. Muitas pessoas, ora dão um testemunho de que acreditam em Deus ora, passado um tempo depois, já dizem acreditar em Buda, depois em Maomé, e mais tarde na energia [cósmica]... Não ficam presas a nada.
Cuidado para não seguir somente as vaidades. Somos vaidosos, mas não podemos ser levados pela vaidade. Não invente um personagem, seja aquilo que você é. Seja autêntico, assim você provoca autenticidade nas pessoas a seu redor. Procure ser aquilo que Deus o fez. Se você está correndo atrás de porcaria cuidado para não acabar deixando de ser aquilo que Deus fez de você.
Deus acontece plenamente no nosso coração quando nós nos permitimos ser aquilo que somos. A nossa divindade só acontece na participação.
Não seja aquilo que dizem que você é. Parece estranho, mas não podemos dar aquilo que não temos. Se você não descobrir que você é sagrado, você não vai perceber a sacralidade que o outro é!
Quem não se ama não sabe amar ninguém. É uma pessoa ausente de si mesma. Os amores estragados que passaram minou aquilo que se era. Há pessoas que vemos que não têm amor-próprio; mas nós não temos o direito de perder esse amor.
Tome posse do que você é para depois dar-se ao outro.
Padre Fábio de Melo
domingo, 27 de julho de 2008
ESCOLHAMOS A VIDA E O BEM !
Na vida enfrentamos escolhas constantemente. O interessante é que, muitas vezes, não fazemos as escolhas certas e acabamos tomando caminhos errados. Seria maravilhoso se, no momento das nossas escolhas, não fôssemos iludidos por nossos sentimentos e paixões, os quai sempre procuram nos levar a caminhos mais complicados do que aqueles que Deus tem para nós.
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Perdoar descomplica a nossa vida
Perdoar descomplica a nossa vida
Jesus nos convida a não mais guardar entulhos no nosso coração; a colocarmos tudo às claras diante d'Ele: indiferença, derrotas, decepção no trabalho, aborrecimentos, lágrimas, tristeza e tantas outras situações. Entreguemos com confiança ao Senhor todas essas coisas, e deixemos que Ele cure o nosso coração. Abramo-nos à experiência do perdão. Mesmo não sentindo vontade, decidamo-nos a perdoar os que feriram o nosso coração. Perdoar é o primeiro passo para descomplicar a nossa vida. Permitamos que o Espírito Santo traga à luz as situações passadas da nossa vida que ficaram mal resolvidas. Ao virem à luz, a nossa libertação e a nossa cura acontecerão.''Eis a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, o Senhor declara: Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente, não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniqüidades. Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado'' ( Hb 10,16-18).
Jesus, eu confio e espero em Vós!
quarta-feira, 23 de julho de 2008
A misericórdia nos assemelha a Deus
A misericórdia nos assemelha a Deus
"Quando sinceramente nos consideramos nada, quando compreendemos que, sem o auxílio divino, a mais débil e fraca das criaturas seria melhor que nós; quando nos reconhecemos capazes de todos os erros e de todos os horrores; quando nos reconhecemos pecadores, embora lutemos com empenho por afastar-nos de tantas infidelidades, como havemos de pensar mal do nosso próximo e até mesmo de tratá-lo com indiferença?" (Amigos de Deus, São Josemaría Escrivá).A misericórdia leva-nos a compreender a todos, a conviver com todos, a desculpar a todos; a não criar divisões nem barreiras; a nos comportarmos sempre como instrumentos de unidade."Eu vos dou novo preceito: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos tenho amado" (Jo 13,34).No mais profundo do nosso ser existe uma aspiração forte à paz, à união com nossos semelhantes, ao mútuo respeito dos direitos da pessoa, de maneira que esse respeito se transforme em serviço ao próximo, livre e desinteressado. Peçamos a graça ao Senhor de sermos misericordiosos ao máximo com o nosso próximo mais próximo.
Jesus, eu confio em Vós!
terça-feira, 22 de julho de 2008
O AMOR PODE TRANSFORMAR TUDO E TODOS
O AMOR PODE TRANSFORMAR TUDO E TODOS
"A glória do Senhor habitará em nossa terra" (Salmo 84).
Este Salmo está falando da vinda gloriosa de Jesus. Ele virá com poder e a glória habitará em nossa terra. Como a Palavra de Deus nos fala, nós teremos céus novos e uma terra nova com uma humanidade nova (cf. II Pedro 3:13). Para termos uma sociedade nova, com tudo renovado, precisamos de homens e mulheres novos. É isso o que o Senhor está fazendo. A criança quando é fecundada é uma "coisinha de nada", apenas a célula do pai e da mãe, mas como ali já existe vida, ela [criança] vai se transformando. Como é lindo, no exame de ultra-som, poder acompanhar a formação e o crescimento dela. Essa transformação é necessária para que ela possa vir ao mundo. Meus irmãos, é isso o que estamos vivendo nesta terra. Pois ela [terra] é como um grande ventre no qual o Senhor fecundou a criatura nova, o homem novo. É preciso que aconteça cada vez mais uma transformação em nós. É uma coisa pessoal, é você quem está se transformando, – por intermédio do Espírito Santo –, em um homem novo, uma mulher nova.
Quando nós O [Espírito de Deus] recebemos, ficamos cheios d'Ele, e dessa forma, toda essa transformação vai acontecendo. Como Deus é amor e nós estamos sendo transformados à imagem e semelhança d'Ele, precisamos ser transformados no amor, porque é Ele que nos transforma. A Carta de São João nos diz que – se não amamos –, permanecemos na morte. Que triste quando a criança morre no ventre materno! Que tristeza para aquela mãe, para aquela criança. O Senhor usa palavras bem fortes para mostrar a necessidade de amarmos e sermos transformados pelo amor. Para fazermos essa ruptura com o egoísmo de vivermos para nós mesmos e de buscarmos apenas os nossos interesses. Para que isso ocorra, precisamos fazer uma verdadeira reviravolta, e isso se chama conversão, e esta é feita pela ação do Espírito Santo e por nós mesmos, pois necessitamos responder a isso e fazer nossa parte. Portanto, se nós não nos deixarmos transformar, não teremos lugar na humanidade nova. Não é questão de idade, mas de alma, de espírito e de coração. É por isso que Deus diz que precisamos ter coração de criança. A expressão "pau que nasce torto, morre torto" não existe para o Senhor. Ele quer e pode transformar tudo e todos.
Monsenhor Jonas Abib
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Há amor em nós !
Sabemos que: "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8,28). Quando amamos a Deus, quando estamos envolvidos em Seu amor, tudo concorre para o nosso bem. Como também acontece o contrário: tudo nos faz mal e nos prejudica, quando não estamos vivendo no amor de Deus. "Quanto a nós, sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos" (I Jo 3,14). O Senhor quer ressuscitar-nos para o amor. Deus quer nos curar profundamente de tudo aquilo que acabou "matando" o amor em nós. Talvez diante do próximo mais próximo, isto é, seus familiares, filhos, irmãos, pais, esposo, você tenha dito que não ama mais essa(s) pessoa(s) como deveria, e que não sente mais o amor que sentia antes por ela(s). Justamente por causa disso, o Senhor quer fazer uma ressurreição em sua vida.Existe amor em você! Mas, infelizmente, não o sentindo, você acaba dizendo para si mesmo que não o(s) ama mais. De forma que você se acusa e se condena por isso. Quando estamos voltados para o Senhor sentimos Seu amor e começamos a amar: voltamos à vida. Sabemos que passamos da morte para a vida porque o amor de Deus está em nós. Porque estamos voltados para o Senhor começamos a amar o próximo. Não é possível amar os outros se não amamos a Deus em primeiro lugar. Assim como não é possível amar o Senhor se não sentirmos o amor d’Ele em nós. Precisamos passar pela experiência de que foi Deus quem nos amou primeiro. Porque somos amados e experimentamos Seu amor, começamos a amá-Lo também. E amando a Deus, começamos também a amar o próximo.Há amor em você. O amor de Deus foi derramado em seu coração pelo Espírito Santo que lhe foi dado. Se esse amor não está se manifestando como deveria é porque forças de morte pesaram sobre ele [amor] e o sufocaram. Deus quer retirar todas essas forças malignas que estão o subjugando, para que você volte a experimentar o amor. Insista, reze e peça ajuda ao Espírito Santo de Deus!
Monsenhor Jonas Abib
"Foi o Espírito quem deu coragem à Maria", diz Papa
Durante a Missa de Encerramento da JMJ 2008, o Papa Bento XVI fez a oração do Ângelus. Antes da Oração Mariana, o Papa falou do anúncio do Anjo à Nossa Senhora: "Quando o Anjo disse à Maria:'Não tenhas medo!', foi o Espírito que a ajudou e de a ela coragem! Foi o Espírito que a envolveu com amor para que concebesse Jesus"."Ao longo do Antigo Testamento, continuou o Papa, Deus foi se revelando de forma gradual. Na mensagem do Anjo, era Deus que fazia uma proposta de matrimônio á humanidade. Maria, disse sim!", disse o Papa confessando não é fácil dar esta resposta a Deus: "Maria viveu muitas dificuldades por ter dito sim ao Senhor. Ela perdeu Jesus, quando ele tinha 12 anos, e presenciou sua agonia e morte.
domingo, 20 de julho de 2008
Todos eles perseveravam no grupo de oração
Você não pode ser o "maioral" no seu grupo de oração, você precisa ser o "minoral", o "baixoral", aquele que lava o pé dos outros.
Fonte: Monsenhor Jonas Abid
terça-feira, 15 de julho de 2008
NOSSA SENHORA DO CARMO, ROGAI POR NÓS!
Orações a Nossa Senhora do Carmo
►Primeira Oração
Deus de amor, Pai de infinita misericórdia: Nós vos glorificamos por terdes revelado ao Profeta Elias, através de uma nuvem, a Imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho e da Igreja. Nós vos louvamos por Ela ter sido venerada pelos filhos dos profetas no Monte Carmelo, e por ser bem-aventurada por todas as gerações. Nós vos adoramos Pai, porque enviaste vosso Filho ao mundo para salvar e fundaste a Igreja como sacramento de salvação a todos os povos e nações. Nos vossos desígnios estabelecestes Maria Santíssima como presença e modelo insubstituível de vida Eucarística junto a Igreja Primitiva e hoje a nós, que nos alimentamos deste mesmo Pão; concedei-nos graça de com Maria alcançarmos, na caminhada rumo à casa do Pai, o prêmio da vida eterna. Amém!
► Segunda Oração
►Terceira Oração
►Quarta Oração
► E S C A P U L Á R I O
"A devoção do Escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo copiosa chuva de graças espirituais e temporais". (Pio XII, 6/8/50)
O que é?
O Escapulário ou Bentinho do Carmo é um sinal externo de devoção mariana, que consiste na consagração à Santíssima Virgem Maria, por meio da inscrição na Ordem Carmelita, na esperança de sua proteção maternal. O escapulário do Carmo é um sacramental. No dizer do Vaticano II, "um sinal sagrado, segundo o modelo dos sacramentos, por intermédio do qual significam efeitos, sobretudo espirituais, que se obtêm pela intercessão da Igreja". (S.C. 60)
Algumas informações:
Só pode benzer e impor Escapulário que estiver revestido de ordem sacra, ou seja, sacerdotes e/ou diáconos. Não importa qual seja o tamanho, matéria ou cor de que é feito o Escapulário. O seu uso diário e permanente, embora muito recomendado, não é essencial; essencial é o compromisso de viver cristãmente, à imitação de Maria Santíssima.
A Medalha-Escapulário substitui plenamente o próprio Escapulário. Quanto aos compromissos práticos, recomenda-se muito a recitação e a meditação do terço ou, pelo menos, uma parte dele ou qualquer outra prática de devoção a Maria.
Às paróquias do Carmo, Sodalícios da Ordem Carmelitana Secular, Confrarias do Carmo, Colégios, Hospitais, Asilos, Orfanatos consagrados a Nossa Senhora do Carmo recomenda-se a promoção dos Encontros da Família Carmelitana com a finalidade sobretudo, de estreitar os laços de verdadeira fraternidade cristã. Temos todos um mesmo ideal de santificação e de auxílio mútuo neste empreendimento - e isto se torna mais fácil se tivermos consciência de que somos uma grande Família, de que somos todos irmãos do CARMO!
Texto retirado do livro "Fraternidade do Escapulário do Carmo" escrito por Frei Nuno Alves Corrêa.
O Poder do Escapulário
O Monte Carmelo, na Palestina, é o lugar sagrado do Antigo e Novo Testamento. É o Monte em que o Profeta Elias evidencia a existência e a presença do Deus verdadeiro, vendo os 450 sacerdotes pagãos do Baal e os 400 profetas dos bosques, fazendo descer do céu o fogo devorador que lhes extinguiu a vida. (III Livro dos Reis, XVIII, 19 seg.).
É ainda o Profeta Elias que implora do Senhor chuva benfazeja, depois de uma seca de três anos e três meses (III Livro dos Reis, XVIII, 45).
É no Monte Carmelo que a tradição colocou a origem da Ordem Carmelitana.
Alí, viviam eremitas entregues à oração e à penitência.
Há quem afirme que o primeiro oratório em louvor à Virgem Maria foi levantado no Monte Carmelo. Sempre foi transmitida a crença que aquela nuvem branca que surgiu do mar e se transformou em chuva benéfica é símbolo da Imaculada Conceição de Maria.
São Luis IX, rei da França, sobe ao Monte Carmelo. Encontra-se com aqueles eremitas e fica encantado, quando lhe contam que sua origem remonta ao Profeta Elias, levando uma vida austera de oração e penitência, cultivando ardente devoção à Nossa Senhora.
Trinta anos, antes de São Luis IX subir ao Monte Carmelo, dois cruzados ingleses levaram para a Inglaterra alguns monges.
Na Inglaterra, vivia um homem penitente, como o Profeta Elias, austero como João Batista. Chamava-se Simeão. Mas, diante de sua vida solitária na convacidade de uma árvore no seio da floresta, deram-lhe o apelido de Stock.
Dizem os historiadores que Nossa Senhora lhe apareceu, exortando-o a unir-se aos Monges Carmelitas.
Os Carmelitas transferiram-se do Oriente para a Europa, por causa das perseguições sofridas, com seus conventos destruídos, queimados, seus religiosos presos, mortos e os sobreviventes dispersos. Diferente porém não foi sua sorte na Europa.
São Simão Stock, unindo-se aos Carmelitas, tanto se distinguiu por sua piedade, austeridade, visão e liderança, acabando sendo eleito Superior de todos os Carmelitas da Europa, em 1245. Teve coragem de adaptar a vida dos Carmelitas, que devia ser um misto de contemplação e de atividade apostólica e pastoral. Preparou os Religiosos, mandando-os às Universidades. Isto desagradou aos mais velhos. Se não bastassem as dificuldades internas, o clero diocesano que não aceitava os frades mendigantes Franciscanos e Dominicanos, fez guerra também aos Carmelitas. São Simão Stock até pensou em mudar o hábito que tanto chamava a atenção na Europa.
Sentindo ele sempre mais a oposição interna e externa e sendo já nonagenário, reconhecia que as provações eram superiores a suas forças.
Foi então que recorreu com muita confiança à proteção de Nossa Senhora. Na noite de 16 de julho de 1251, no Convento de Cambridge, no condado de Kent, Inglaterra, assim rezava São Simão Stock na sua cela: "Flor do Carmelo, Vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar!".
Terminada estre prece, levanta os olhos marejados de lágrimas, vê a cela encher-se, subitamente, de luz. Rodeada de anjos, apareceu-lhe a Virgem Santíssima, revestida de esplendor, trazendo nas mãos o Escapulário dizendo a São Simão Stock, com inexprimível ternura maternal: "Recebe, filho queridíssimo, este Escapulário de tua Ordem, como sinal peculiar de minha fraternidade, como privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Quem morrer revestido dele não sofrerá o fogo eterno. Eis um sinal de salvação, de proteçao nos perigos, eis uma aliança de paz e de eterna amizade".
Nossa Senhora voltou ao céu e o Escapulário permaneceu como sinal de Maria.
Na última aparição de Lourdes e de Fátima, Nossa Senhora traz o Escapulário.
São passados 733 anos, desde o dia 16 de julho de 1251. Todos os que trouxeram o Escapulário, com verdadeira piedade, com sincero desejo de perfeição cristã, com sinais de conversão, sempre foram protegidos na alma e no corpo contra tantos perigos que ameaçam a vida espiritual e corporal. É só ler os anais carmelitanos para provar a proteção e a assistência de Maria Santíssima.
O Escapulário é a devoção de papas e reis, de pobres e plebeus, de homens cultos e analfabetos. É a devoção de todos. Foi a devoção de São Luis IX, de Luis XIII, Luis XIV da França, Carlos VII, Filipe I e Filipe III da Espanha, Leopoldo I da Alemanha, Dom João I, de Portugal.
E a devoção dos Papas: Bento XV o pontífice da paz, chamou o Escapulário a "arma dos cristãos" e aconselhava aos seminaristas que o usassem. Pio IX gravou em seu cálice a seguinte inscrição:"Pio IX, confrade Carmelita". Leão XVIII, pouco antes de morrer, disse aos que o cercavam: "Façamos agora a Novena da Virgem do Carmo e depois morreremos".
Pio XI escrevia, em 1262, ao Geral dos Carmelitas: "Aprendi a conhecer e a amar a Virgem do Carmo nos braços de minha mãe, nos primeiros dias de minha infância". Pio XII afirmava: "É certamente o Sagrado Escapulário do Carmo, como veste Mariana, sinal e garantia da proteção e salvação ao Escapulário com que estavam revestidos. Quantos nos perigos do corpo e da alma sentiram a proteção Materna de Maria".
O Papa João XXIII assim se pronunciou: "Por meio do Escapulário do Carmo, pertenço à família Carmelitana e aprecio muito esta graça com a certeza de uma especialíssima proteção de Maria. A devoção a Nossa Senhora do Carmo torna-se uma necessidade e direi mais uma violência dulcíssima para os que trazem o Escapulário do Carmo"
Paulo VI afirmava que entre os exercícios de piedade devem ser recordados o Rosário de Maria e o Escapulário do Carmo.
O Papa João Paulo II é devotíssimo de Nossa Senhora e coloca a recitação do Rosário entre suas orações prediletas. Ele quis ser Carmelita. Defendeu sua tese sobre São João da Cruz, o grande Carmelita renovador da Ordem.
John Mathias Haffert, autor do livro "Maria na sua Promessa do Escapulário", entrevistou a Irmã Carmelita Lúcia, a vidente de Fátima ainda viva e perguntou, por que na última aparição Nossa Senhora segurava o escapulário na mão?
Irmã Lúcia respondeu simplesmente: "É que Nossa Senhora quer que todos usem o Escapulário".
Artigo escrito por Dom Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba para o Jornal Gazeta do Povo.
O Valor e o Significado do Escapulário
O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sinal de Maternidade Divina de Maria. Como tal, representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo.
O uso do Escapulário a Virgem nos ensina a: * Viver abertos a Deus e à sua vontade; * Escutar e praticar a palavra de Deus; * Orar em todo momento, descobrindo Deus presente em todas as circunstâncias; * Estar aberto a caridade e as necessidades da Igreja; * Alimentar a esperança do encontro com Deus na vida eterna pela proteção e intercessão de Maria.
O Escapulário do Carmo não é: * Um sinal de proteção mágica ou amuleto; * Uma garantia automática de salvação; * Uma dispensa de viver as exigências da vida Cristã.
O Escapulário em suas normas práticas: * O Escapulário é imposto só uma vez por um sacerdote ou pessoa autorizada; * O uso do Escapulário exige no mínimo a oração de três Ave-Marias em honra a Nossa Senhora do Carmo; * O Escapulário compromete com uma vida autêntica de Cristãos que se conformam com as exigências evangélicas, recebem os sacramentos e professam uma especial devoção à Santíssima Virgem.
Artigo escrito pelo Pároco Luiz Alberto Kleina.
Ladainha de Nossa Senhora do Carmo
Senhor, tende piedade de nós! Jesus Cristo, tende piedade de nós! Deus, Pai Celestial, tende piedade de nós! Deus, Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós! Deus, Espírito Santo, tende piedade de nós! Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós! Santa Maria, rogai por nós! Mestra da vida interior, rogai por nós! Caminho seguro na Noite Escura, rogai por nós! Virgem da fé, rogai por nós! Virgem do Caminho de Perfeição, rogai por nós! Virgem fiel, rogai por nós! Virgem que sabe ouvir, rogai por nós! Mãe das Fundações, rogai por nós! Mãe do abandono perfeito, rogai por nós! Mãe da pequena via, rogai por nós! Mãe da caridade, rogai por nós! Mãe da humildade, rogai por nós! Senhora das Moradas eternas, rogai por nós! Senhora do "Sim", rogai por nós! Senhora do Monte Carmelo, rogai por nós! Fiel esposa de José, rogai por nós! Esposa da Viva Chama de Amor, rogai por nós! Perfeita esposa do Cântico Espiritual, rogai por nós! Estrela do Carmelo, rogai por nós! Flor do Carmelo, rogai por nós! Formosura do Carmelo, rogai por nós! Nossa Senhora da Subida do Monte Carmelo, rogai por nós! Modelo de oração, rogai por nós! Modelo de vida interior, rogai por nós! Caminho que leva a Deus, rogai por nós! Alma enamorada de Deus, rogai por nós! Auxílio dos Carmelitas, rogai por nós! Serva de Javé, rogai por nós! Sublime filha de Sião, rogai por nós! Esperança dos Carmelitas, rogai por nós! Rainha do silêncio, rogai por nós! Rainha do Castelo Interior, rogai por nós! Rainha do Carmelo, rogai por nós! Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, Perdoai-nos, Senhor! Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, Ouvi-nos, Senhor! Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, Tende piedade de nós! Rogai por nós, Rainha e Formosura do Carmelo. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Comecemos tudo novamente com Jesus
sábado, 12 de julho de 2008
Sábado do Sacerdote
Sábado do Sacerdote
Sábado do Sacerdote
A devoção do "Sábado do Sacerdote" hoje tão largamente conhecida e praticada em todo o mundo católico, nasceu, em 1934, do zelo apostólico dum piedoso sacerdote da Congregação do Divino Salvador.
Não é uma associação religiosa propriamente dita. Todos os fiéis podem praticá-la. Consiste em consagrar todo o dia do sábado que segue imediatamente à primeira sexta-feira do mês, à santificação do clero e dos candidatos ao sacerdócio.
Nessa pia intenção, oferecem ao Divino Salvador, pela mediação da Mãe de Deus, a Santa Missa, a sagrada comunhão e todos os atos meritórios desse dia (podendo servir para este fim o "Oferecimento" abaixo).
Os Santos Padres os Papas Pio XI e Pio XII, abençoaram e recomendaram à piedade de todos os fiéis a feliz idéia do zeloso sacerdote salvatoriano, sendo secundados por numerosos Cardeais, Arcebispos e Bispos de todo o orbe católico.
Oração de Santa Terezinha do Menino Jesus pelos sacerdotes
Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai todos os vossos sacerdotes sob a proteção do vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder. Conservai ilibadas as suas mãos ungidas, que tocam todos os dias em vosso Corpo santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo vosso Sangue preciosíssimo. Conservai puros e desapegados dos bens da terra, os seus corações que foram selados com o caráter sublime do vosso glorioso sacerdócio. Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo. Dai-lhes também, juntamente com o poder que têm de transubstanciar o pão e vinho em vosso Corpo e Sangue, o poder de transformar o coração dos homens. Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja.
"Jesus, Salvador do mundo, santificai os vossos sacerdotes e levitas."
"Mandai, Senhor, à Vossa Igreja, sacerdotes santos e religiosos fervorosos."
OFERECIMENTO
Divino Salvador, Jesus Cristo, que confiastes aos sacerdotes, como a vossos representantes, a obra da Redenção, a salvação e a felicidade dos homens, eu vos ofereço pelas mãos de nossa Mãe Santíssima, para a santificação dos sacerdotes e dos candidatos ao sacerdócio, inteiramente todas as orações, trabalhos, alegrias, sacrifícios e sofrimentos deste sábado.
Concedei-nos, Senhor, sacerdotes verdadeiramente santos, que abrasados pelo fogo do vosso amor divino, só procurem a vossa maior glória e a salvação de nossas almas.
E vós, ó Maria, boa Mãe dos sacerdotes, protegei a todos eles nos perigos e dificuldades de sua santa vocação. Guiai também, com vossa Mão maternal, os pobres sacerdotes transviados, que se tornaram infiéis à sua sublime vocação, para que voltem, quanto antes, para junto do Bom Pastor.
Amém.
Maria Santíssima, Rainha do Clero, Mãe de Jesus, Sumo Sacerdote, intercedei pelos sacerdotes e pelos que se preparam para o sacerdócio, e despertai verdadeiras vocações sacerdotais entre a mocidade.
INTERCESSÃO PELOS SACERDOTES
"Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo; mas eu rogo por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma a teus irmãos?" (Lc 22,31ss.)
V. Abri, Senhor, os meus lábios.
R. E cantarei o Vosso louvor.
V. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos
LEITURA - Escolha uma das seguintes passagens:
Mt 9,35-38 / Mc 10,28-30Lc 5,1-11 / Lc 14,25-33 / Jo 1,32-52 / Jo 15,9-17II
Cor 5,14-20 / Hb 5,1-10Gen 12,1-4 / Ex 3,1-6.9-12 / I Sam 3,1-10 Jer 1,6-8
ORAÇÃO DE UM SACERDOTE
Senhor, vós me chamaste ao ministério sacerdotal em um momento concreto da história no qual, como nos primeiros tempos apostólicos, quereis que todos os cristãos, e de modo especial os sacerdotes, sejam testemunhas das maravilhas de Deus e da força do vosso Espírito.
" Fazei que eu também seja testemunha da dignidade da vida humana, da grandeza do amor e do poder do ministério recebido: tudo isso com o meu peculiar estilo de vida a vós entregue por amor, só por amor e por um amor grandíssimo.Fazei que minha vida celibatária seja a afirmação de um "sim", gozoso e alegre, que nasce da entrega a vós e da dedicação total ao próximo a serviço de vossa Igreja.
Dai-me força em minhas fraquezas e também gratidão em minhas vitórias.
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Amar tem poder de renovação
Como posso amar o próximo se ainda não me amo?
Se quiser ser de Deus, terá que viver as duas vias do Senhor: ‘Amarás ao Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo’.
O que você entende por esta palavra 'amor'?
É impressionante o quanto o amor de Deus nos toca. Os poetas sempre tentaram decifrar esse sentimento, mas nunca conseguiram. Assim como Luiz de Camões em seu célebre poema: ‘O amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer’.
O amor não se poetiza. Quantas vezes o sentimos e não sabemos onde realmente dói. O amor é revelação, inauguração, tem o poder de ser novo com aquilo que estava velho.
Jesus sabe da capacidade de olhar as coisas miúdas da vida, as que não damos valor e aquelas que ninguém havia visto antes. Colocando os pés no seguimento de Cristo, ouvimos a Palavra para olhar a vida diferente: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas’. E o que significa amar o meu próximo? O que significa olhar para o meu irmão e saber que nele tem uma sacralidade que não posso violar?
Como posso descobrir esse convite de Deus de abrir os olhos às pessoas? No dia de hoje, eu lhe proponho que acabe com os 'achismos' do amor. A primeira coisa que Deus precisa curar é o que nós achamos do amor. Pois, muitas vezes, em nome dele [amor], nós fazemos absurdos: seqüestramos, matamos, fazemos guerra, criamos divisões.
O amor nos dá uma força que nem nós mesmos sabíamos que tínhamos. É a capacidade que ele tem de nos costurar. Quantas vezes olhamos para a objetividade do outro que nos motiva a ser melhores. É o amor com suas clarezas e suas confusões...
Muitas vezes, em nome do amor tratamos as pessoas como ‘coisas’.
Quando Deus entra em nossa vida e entramos na vida de outras pessoas, temos de entrar como Ele: agregando valores. Caso contrário é melhor que fiquemos de fora, porque você é um território que merece respeito.
Na passagem da sarça ardente (cf. Ex 3,2ss ) Deus se manifesta em uma árvore que pega fogo, mas não é consumida. Esse é o amor de Deus: Quanto mais nós amamos, mais somos consumimos; e se estamos esgotados é porque amamos ‘de menos’. Vamos ficando sem o vigor; mas a sarça queima sem se consumir. O fogo do amor não queima, pois é um fogo que faz outro fogo, e a experiência do amor de Deus é feita pelo amor de um para o outro. Quantas vezes você passou noites inteiras acordado pelo seu filho? Quanto sono perdido? Isso é por amor... Amar o outro é levar prejuízo.
Você vai saber o que é o verdadeiro amor quando você se consome, mas não se esgota. Você nunca vai dizer que está cansado de amar o seu filho. Você está cansada dos problemas causados por ele, mas não de amá-lo.
Quantas pessoas que procuram e estão necessitadas do amor, mas em sua busca correm atrás das micaretas e baladas? A busca do amor está aguçada. Todos estão querendo saber o que é o amor e todos estão precisando de cura. Quantas pessoas foram amadas erroneamente, trazendo as marcas de um amor estragado.
Tenha coragem de tirar as histórias do passado que doem e que você as carrega até o dia de hoje. Nenhuma pessoa pode amar a Deus se não se ama. Nenhuma pessoa pode ter uma experiência com Deus se não for pelo amor a si própria, pelo respeito por si mesma. O amor a Deus passa o tempo todo pelo cuidado que eu tenho com a minha vida, com a minha história. Como sou capaz de amar o próximo como a mim mesmo se ainda não me amo?
Faça caridade a você primeiro. Os seus amigos irão agradecer por você se amar. Quando o amor nos atinge, somos mais felizes. Um povo que se ama é um povo que sabe aonde vai. Eu ainda acredito no que Deus pode em mim.
Fonte:Padre Fábio de Melo
quarta-feira, 9 de julho de 2008
O que é mais importante: Silenciar ou falar?
O que é mais importante: Silenciar ou falar?
A sabedoria nos ensina que precisamos saber a hora de falar e a hora de calar.
Há quem se cale e é considerado sábio, e quem se torne odioso pela intemperança no falar" (Eclo 20,5). Uma palavra certa, na hora certa, é um bálsamo para o coração, mas uma palavra não certa, pode causar grande estrago.
Somente o Espírito Santo de Deus pode nos dar o equilíbrio no falar e no silenciar.Vamos hoje ficar atentos às nossas inclinações, porque geralmente falamos muito e, às vezes, até o que não devemos.
Tomemos por modelo hoje para a nossa vida a Virgem Maria, que era pronta em escutar, e ao fazê-lo bem sabia dar as respostas precisas e essenciais.
Oremos hoje assim: Espírito Santo, ensina-nos a hora certa de falar e a de silenciar. Dá-me ouvido de discípulo.
Jesus, eu confio em Vós!segunda-feira, 7 de julho de 2008
Quantos pais se lamentam dizendo: "Eu não sei mais o que fazer com meu filho!" e acabam entregando os pontos. O inimigo, aos poucos, foi retirando das mãos deles o comando da casa, a ponto de muitos pais e mães não saberem mais como agir. Percebem que não têm mais o domínio, a direção e o comando do lar... nem do próprio casamento.
Pai e mãe são a autoridade do lar. Não se trata de autoritarismo, dominação, rudeza... A palavra “autoridade” vem de autor: aquele que faz e detém a autoria; tem, portanto, a autoridade. Quando alguém compõe uma música tem a autoridade sobre essa canção, porque foi ele quem a fez. O pai é co-autor, pois participou com Deus na criação de seus filhos: ele detém a autoridade legítima e estabelecida pelo próprio Deus sobre sua casa. Quem quer a perda de autoridade é o inimigo, pois ele é o rebelde e o desobediente desde o princípio.
Você precisa investir “pesado” na oração e resgatar para Deus a sua família. Principalmente, vocês, pais e mães, que sentem que acabaram perdendo as rédeas e não sabem mais como educar seus filhos. Não sabem quando dizer “sim” e quando dizer “não”....
Em Jesus Eucarístico você vai encontrar a força e a sabedoria para retomar a direção da sua casa, da sua família.
Monsenhor Jonas