Oração pelas vocações
"Senhor da Messe, Pastor do Rebanho, Faz ressoar em nossos ouvidos
Teu forte e suave convite:
"Vem e segue-me!"
Derrama sobre nós o Teu Espírito,
Que Ele nos dê sabedoria
Para ver o caminho,
E generosidade para seguir Tua voz!
Senhor, que a messe não se perca
Por falta de operários!
Desperta nossas comunidades para a Missão!
Ensina nossa vida a ser serviço!
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino
Na vida consagrada e religiosa!
Senhor, que o Rebanho não pereça
Por falta de Pastores!
Sustenta a fidelidade de nossos bispos,
Padres, diáconos e ministros!
Dá perseverança a nossos seminaristas!
Desperta o coração de nossos jovens
Para o ministério pastoral em Tua Igreja!
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, Chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho,
Ajuda-nos a responder: "SIM". - Amém".
Monsenhor Jonas Abiba
a Santa Faustina - diário 1563)
FELIZ DIA DO PADRE ! Um homem foi feito Sacerdote...
Hoje, dia 4 de agosto, a Igreja celebra a memória de São João Maria Vianney, presbítero e Patrono dos Presbíteros. Ele, que disse que “a mais bela profissão do homem é amar e rezar”, foi um homem, um padre e um santo, que viveu, intensamente, o seu sacerdócio e buscou na oração, na palavra e na eucaristia, forças para servir a Deus, nos irmãos e irmãs que o procuravam. Neste dia, também, se comemora o Dia Do Padre. E, por isso, não vou, apenas, desejar um "Feliz dia do Padre", mas tentar levá-lo(a) a entender este homem, este sacerdote, este padre, este presbítero.
Padre quer dizer Pai: aquele que aconselha, corrige, e, quando é preciso, dá esperança aos filhos e filhas.
Sacerdote quer dizer Dote Sagrado: aquele que oferece, a Deus, o Sacrifício de Louvor, que consagra, que abençoa, que dirige a Deus preces em favor de Seu povo.
Presbítero quer dizer Ancião: o mais velho, aquele que tem a sabedoria da última palavra, aquele que ensina
Poder-se-ia dizer mais, no entanto não se faz necessário, pois o que importa é tomar-se conhecimento da própria vida de cristãos, de pessoas batizadas e chamadas à santidade. Toda pessoa, homem e mulher, pelo batismo se torna filho de Deus: “pelo batismo homem e mulher são incorporados à Igreja de Cristo”. E mais: “Entre todos os fiéis vigora uma verdadeira igualdade para a construção do Corpo de Cristo”. Pelo batismo, todos nós temos uma missão única na Igreja, a missão de pregar o Evangelho. Este é o princípio de Igualdade Fundamental. Mas, dentre os batizados, há uma diferenciação funcional. Esta diferença se conecta ao princípio hierárquico ou institucional. Chegamos a um ponto importante, nesta homenagem... Este padre, sacerdote, presbítero, é um homem batizado como você.
Mas, respondeu a um Chamado para ser consagrado ao serviço do Reino. O fato de o presbítero ser tirado do meio do povo, não o isola do mundo e do resto da humanidade e nem o situa num patamar acima deste.
Pelo contrário, os presbíteros são chamados a conviver, humilde e fraternalmente, inseridos na realidade atual. Sabe-se,entretanto, que no dia-a-dia, as dificuldades do ministério sacerdotal se avolumam, com a transformação galopante da sociedade moderna, e com os seus relacionamentos e desafios, principalmente do individualismo, do materialismo (leia-se “globalização”, “liberalismo”), do comodismo e tantos outros “ismos". Este padre, que participa, intimamente, da unção do Único e Pleno Sacerdote Ungido do Pai, que é Jesus Cristo, fazendo com que Ele se torne presente, ministrando-lhe os sacramentos, abençoando-o, orientando-o, corrigindo-o, e o olhando com compaixão e carinho,tem a missão de ser um servidor do povo de Deus. Mas, se assim não o faz, é porque, também, este padre é homem. Homem que sofre, se angustia e chora, que tem vontades e desejos, que precisa do calor humano da família e dos amigos, que sorri, que brinca, que busca a amizade de adultos e crianças.
Não se pode enxergar somente o homem consagrado; não se pode enxergar somente o padre, pois, na medida em que ele é um homem, é sempre sujeito a erros e pecados. No entanto, tem muito mais acertos e virtudes. Ele foi ESCOLHIDO!
Olhe agora, então, para este homem batizado que foi consagrado. Você pode não amá-lo, mas tem a obrigação de respeitá-lo, de rezar por ele, de defendê-lo, de mostrar, aos incrédulos, a sua santidade e a escolha do Pai...Neste dia, leve sua homenagem a ele...
A todos os Padres, digo, neste momento, o que os fiéis leigos gostariam de dizer: “Busquem a santidade, trabalhem juntos na construção do Corpo de Cristo, estejam sempre unidos pela fraternidade e pela oração, e se ajudem, pois vocês são dispensadores dos mistérios de Deus a serviço do seu povo”.Queridos e amados Padres, que Deus os abençoe, proteja-os, e que Maria Santíssima, Mãe de todos os Sacerdotes, os ajude a dizer, todos os dias, um SIM generoso a Deus por tão grande dádiva em suas vidas.
Parabéns!/p>