segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Finados ou “Começados”?

Finados ou “Começados”?


Finados ou “Começados”?

Fantástico este dias de memória, saudade e solidariedade que levam milhares de pessoas aos cemitérios para rezar pelos mortos. Só o nome deste dia é que me incomoda um pouco: “finados”.

A morte não é o “fim” para aquele que tem fé. Longe disso, é um novo começo. É como se, finalmente, tivesse terminado a nossa gestação no útero da história e no dia da morte fôssemos paridos para a eternidade. A morte é um parto. É o nascimento definitivo. Por isso, podemos celebrar neste dia 02 de novembro o DIA DOS COMEÇADOS!!!

Quando nascemos temos que chorar para aprender a respirar. Ao nosso redor todos fazem festa. Na morte é diferente. Os que amamos, ao nosso redor choram. Nós, ao contrário, faremos festa pois teremos a certeza da vida que não terminará jamais. Nem precisaremos mais fé. Viveremos da certeza eterna. Quero ver a cara dos santos ateus quando pasarem para o lado de lá do rio. Quero procurar alguns deles e perguntar: e aí… o que me diz agora? existe ou não existe?

Este grande começo é um dia para o qual devemos nos preparar diariamente. Cada dia pode ser o último. Quando temos notícia do falecimento de um parente, amigo .... Estas notícias sempre nos fazem parar, respirar fundo e pensar em nossa própria morte. Esta é uma das poucas certezas que temos na vida. Um dia será a nossa vez.

Mais uma coisa… chorar ou não, eis a questão. Chore sim. Não seja forte demais no momento da dor da perda. Jesus também chorou quando seu amigo morreu.

Maria chorou ao pé da cruz. Chore com fé… se quiser até brigue com Deus… mas creia que ver a terra lá do céu será totalmente diferente do ver o céu aqui de baixo.

Amém!
Fonte:Pe.Joaozinho