terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
"Quero ficar junto à cruz, velar contigo a Jesus e o teu pranto enxugar"!

Assim, a Igreja reza a Maria neste dia, pois celebramos Sua compaixão, piedade; Suas sete dores que encontraram seu ponto mais alto no momento da crucifixão de Jesus. Esta devoção deve-se muito à missão dos Servitas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa – e sua entrada na Liturgia aconteceu pelo Papa Bento XIII.
A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o Seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perca do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucifixão, morte e sepultura de Jesus Cristo
Nós, como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora pelas dores, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim oblação de Si para uma Civilização do Amor.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

As sete dores de Maria Santíssima.

As sete estrelas da coroa de Nossa Senhora da Agonia simbolizam as SETE DORES DE MARIA SANTÍSSIMA, que são:

1ª - A profecia de Simeão;
2ª - A perseguição de Herodes e a fuga da Sagrada Família para o Egito;
3ª - A perda do Menino Jesus no Templo de Jerusalém

4ª - O encontro desta Mãe admirável com Seu Filho, carregando a Cruz, no caminho para o Calvário;
5ª - A crucifixão de Nosso Senhor;
6ª - Quando recebeu nos Seus braços o corpo de Jesus Cristo, descido da Cruz;
7ª - Quando depositou Jesus no sepulcro, ficando Ela em triste solidão.

Santa Brígida diz-nos, nas suas Revelações aprovadas pela Igreja, que Nossa Senhora lhe prometeu conceder sete graças a quem rezar, em cada dia, sete Ave-Maria em honra das Suas Dores e Lágrimas.

Eis as promessas:

• Porei a paz em suas famílias;
• Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios;
• Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nas suas aflições;
• Conceder-lhes-ei tudo o que me peçam contanto que não às oponha à vontade adorável do Meu Divino Filho e à santificação das suas almas;
• Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.
• Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto da Sua Mãe Santíssima.
• Obtive do Meu Filho que, os que propaguem esta devoção (às Minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhes-ão apagados todos os seus pecados e o Meu Filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria.

Como rezar a Coroa das Dores de Nossa Senhora

Esta coroa, na verdade, é um “tercinho” formado por sete “mistérios”, contendo cada um, sete contas. Em cada “mistério” contempla-se uma dor de Maria Santíssima.

ORAÇÃO INICIAL
Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de Vossas Dores. Vosso Divino Filho tem vinculado à devoção de Vossas Dores, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora, de vosso Divino Filho, pelos méritos de Vossas Dores e Lágrimas, a graça...

01 Creio, 01 Pai-Nosso e 03 Ave-Marias em honra da Santíssima Trindade

1ª dor: A PROFECIA DE SIMEÃO - Pela dor que sofrestes ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada de dor transpassaria o Vosso Coração, Mãe de Deus, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso.... 7 Ave-Marias..... Glória...

2ª dor: A PERSEGUIÇÃO DE HERODES E A FUGA DA SAGRADA FAMÍLIA - Pela dor que sofrestes quando fugistes para o Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus, para o salvar das fúrias do ímpio Herodes, Virgem Imaculada, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso... 7 Ave-Marias-... Glória...

3ª dor: A PERDA DO MENINO JESUS NO TEMPLO DE JERUSALÉM - Pela dor que sofrestes quando da perda do Menino Jesus por três dias, Santíssima Senhora, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso.... 7 Ave-Marias... Glória...

4ª dor: O ENCONTRO DESTA MÃE ADMIRÁVEL COM SEU FILHO, CARREGANDO A CRUZ, NO CAMINHO DO CALVÁRIO - Pela dor que sofrestes quando viste O querido Jesus com a Cruz ao ombro, a caminho do Calvário, Virgem Mãe das Dores, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso.... 7 Ave-Marias ... Glória...

5ª dor: A CRUCIFIXÃO DE NOSSO SENHOR - Pela dor que sofrestes quando assististes à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões, Mãe da Divina Graça, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso... 7 Ave-Marias... Glória...

6ª dor: QUANDO RECEBEU NOS SEUS BRAÇOS O CORPO DE JESUS CRISTO, DESCIDO DA CRUZ - Pela dor que sofrestes quando recebestes em vossos braços o corpo inanimado de Jesus, descido da Cruz, Mãe dos Pecadores, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso... 7 Ave-Marias ... Glória...

7ª dor: QUANDO DEPOSITOU JESUS NO SEPULCRO, FICANDO ELA EM TRISTE SOLIDÃO - Pela dor que sofrestes quando o corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando Vós na mais triste solidão, Senhora de Todos os Povos, ouvi a nossa prece.
Pai Nosso... 7 Ave-Marias... Glória...

ORAÇÃO FINAL

Dai-nos, Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de Vós a “Mãe das Dores”, para que possamos participar de Vossos sofrimentos e Vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos Mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu. Amém.

(Com aprovação eclesiástica)