domingo, 10 de julho de 2011

SÃO BENTO - 11 DE JULHO



SÃO BENTO - 11 DE JULHO

Abade vêm de abbas, que signfica pai, e isto o Santo de hoje bem soube ser do monaquismo ocidental, um verdadeiro pai. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480 numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.
Diante da decadência também moral e espiritual o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para retirar-se nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se a vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta passou a atraiu outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por Bento que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica, foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.
A Regra Beneditina devido sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e pratica dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima Ora et labora. Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros que enriqueceram o Cristianismo no ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas e agriculturas, isto até mesmo depois de São Bento ter entrado no Céu com 67 anos.
São Bento...rogai por nós!

Rezemos com São Bento

O mais urgente é que o homem reaja contra as tentações
MEDALHA DE SÃO BENTO





A vida de São Bento foi profundamente marcada pela radicalidade num rompimento definitivo com os prazeres do mundo, profundíssima espiritualidade, prodígios extraordinários e destemida batalha espiritual. Com o demônio, Bento teve que lutar muitas vezes o descreve como "figura de fogo, horrendíssima, a chispar lume pelos olhos contra ele". Em seus ensinamentos sobre esta batalha contra o demônio, Bento enfatiza que o mais importante e urgente é que o homem reaja contra as tentações.

Para se ter idéia da grandiosidade da obra Beneditina basta saber que este berço gerou para a Igreja vinte e três papas, cinco mil bispos e cerca de três mil santos canonizados.



Oração de São Bento

Rezemos, pedindo a Deus a libertação de todos os males:
A cruz sagrada seja a minha luz
Não seja o dragão o meu guia
Retira-te satanás, nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu ofereces
Bebe tu mesmo os teus venenos.

Versão original da oração
Crux Sacra sit mihi lux
Nom draco sit mihi dux
Vade retro satana, nunguam suade mihi vana
Sunt mala quae libas,
Ipse veneva bibas

(Pedindo uma graça)




Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça (fazer o pedido) que vos suplicamos; finalmente, vos pedimos que ao térnimo de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso. Amém.