domingo, 19 de outubro de 2008


ABENÇOADO FINAL DE SEMANA !


Os adoradores são guerreiros

Deus quer muitos adoradores. Mas ser adorador exige bastante fidelidade, bastante dedicação, bastante consagração, por isso, infelizmente, são poucos os adoradores, e menos ainda, os verdadeiros adoradores. A vontade de Deus é que sejamos verdadeiros adoradores. Muitas vezes pensamos que adoradores são pessoas que não pisam no chão, como anjos, e vivem dizendo: “Senhor eu te louvo! Eu te adoro!...”

Só que estamos todos pisando no chão e muitas vezes enterrando o pé e a canela na terra em que estamos; muitas vezes por erro nosso ou por erro de outros, por culpa nossa ou por situações das quais fomos vítimas. Alguns estão até rastejando nessa lama.

Deus não se ilude e sabe que os Seus adoradores estão muitas vezes com o pé, canela e perna enterrados no barro e algumas vezes estão rastejando nessa lama. O adorador é assim: está no barro, mas não pára no barro, ele rasteja. Esses são os verdadeiros adoradores. Senhor, mesmo sofrendo eu quer te adorar. É isso que eu quero fazer. Dá-me a graça de não afundar no barro deste mundo e no caos da minha própria vida. Que pelo Teu Espírito Santo que repousa sobre mim, eu seja atraído e me ponha em pé. Que eu me torne adorador em espírito e verdade.

Só o Senhor, pelo Seu Espírito, é capaz de ter precisão na mecânica para encaixar você no lugar certo. Agüenta firme, meu filho, porque não sofremos nada em comparação com a glória que nos é reservada. Não somos feitos para as glórias e sucessos, realizações e alegrias deste mundo. Nós as podemos ter, mas somos projetados para as alegrias do mundo que há de vir. Lá está o nosso sucesso, a nossa realização e alegria. Lá vamos nos realizar plenamente como criaturas novas em céus novos e terra nova.

Para uma terra nova é preciso criaturas novas. Se você não se renova totalmente, se não sai do velho e da confusão que está não será criatura nova. O novo não pode ter nada de envelhecido e estragado. Você precisa ser refeito. Por isso, agüenta firme! O Espírito do Senhor repousa sobre você.

O texto de Isaías continua: “Porque o Senhor consagrou-me pela unção”. Os judeus, ao ungir, derramavam bastante óleo na cabeça da pessoa. O rei, os profetas e sacerdotes eram ungidos assim. Aquele óleo descia pelo rosto, pescoço, costas e ia para todas as partes. O óleo vai escorregando e ungindo tudo, penetrando na pele, de maneira que tudo fique consagrado. O Espírito Santo é esse óleo que nos unge. Somos consagrados.

O Senhor está continuamente ungindo você, consagrando você, para suportar os embates do mundo, para conseguir rastejar no barro.
No colégio salesiano, tive que limpar o fundo de um lago e esgotar brejo. Para fazer vazar a água é preciso entrar na lama. Um colega que trabalhou comigo, no final do dia foi parar no hospital com alto grau de insolação e desidratação. O estar neste mundo, a missão de esgotar brejo neste mundo nos desidrata. Ficamos como uma planta murcha e caída ao chão. Não é isso que Deus quer para você, mas é conseqüência.

Estamos num vale de lágrimas E Deus sabe onde nos colocou. Mas é justamente por isso que precisamos nos hidratar continuamente. Cuide-se, porque o brejo que estamos esgotando é traiçoeiro e nos leva à desidratação. Se você não está continuamente sendo consagrado pela unção que hidrata, ficará murcho.

Talvez você já esteja murcho. Você está triste e abatido, cometeu erros, entrou na frieza na oração e nas coisas de Deus, voltou aos pecados que havia deixado. Mas não fique no chão porque o Espírito do Senhor repousa sobre você e o Senhor o consagrou pela unção. Por pior que você esteja, não tem o direito e nem precisa ficar no chão porque as promessas de Deus são irrevogáveis. Ele prometeu: “O espírito do Senhor repousa sobre mim, o Senhor consagrou-me pela unção”. Deus está debruçando-se para tirá-lo de lá. Onde quer que você esteja, deixe-se pegar por Deus! Não é porque você está nessa situação que não vai adorar. Mas é a partir daí: adorar em espírito e verdade no barro e na sujeira que está.

Monsenhor Jonas