terça-feira, 14 de abril de 2009

A maneira de anunciar a Misericórdia e vivê-la

FESTA DA MISERICÓRDIA - 19/04

O Amor é mais forte do que o pecado. Trago para você uma síntese do que falei: Em ICor 13, 4-7 diz: “A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”, onde a primeira coisa é que o Amor de Deus é paciente."
Jesus sempre procurou andar com aqueles que eram considerados pecadores. Não importa se você está em pecado ou não, Jesus te ama do mesmo jeito. Mesmo que você não o veja, mesmo que não queira a sua presença. E, está aí para dizer a você que têm alguém que está ao seu lado, onde às vezes pessoas diante do seu pecado se afastam de você, ficam escandalizadas, sentindo-se melhores. Ao invés de Jesus se afastar de você, Ele se achega para estar junto contigo; assim como acolheu aquele homem na cruz que estava ao seu lado.
Às vezes você faz o mal que não queria fazer, e tenta fazer o bem, mas não consegue e ainda sim Jesus está contigo, como aquele ladrão ao lado da cruz que exclama: “Senhor, lembra-te de mim quando começares a reinar!” e ele experimenta a misericórdia de Jesus e recebe o amor que foi dado através da paciência. “Quanto maior o pecador, tanto maiores direitos tem à Minha Misericórdia” (Diário 723) “Que a alma fraca, pecadora, não tenha medo de se aproximar de Mim, pois, mesmo que os seus pecados fossem mais numerosos que os grãos de areia da terra, ainda assim seriam submersos no abismo da Minha Misericórdia” (idem nº. 1059), este é o objetivo da Festa da Misericórdia em nossa vida, Ele quer estreitar os laços entre nós e quando estamos em pecado nos sentimos indignos de aproximar-se d’Ele”.

A maneira de anunciar a Misericórdia e vivê-la
Amar como Cirineu
“Ao saírem, encontraram um homem de Cirine, de nome Simão. E o requisitaram para que carregasse a cruz de Jesus” (Mt 27,32).
Estes dias estava meditando sobre a quinta estação da Via Sacra: “Jesus é ajudado a levar a cruz pelo Cirineu”. Partilho com você o fruto desta meditação. Assim dizia a Beata Madre Teresa de Calcutá: “Menos palavras. O lugar onde se prega um sermão não é ainda um ponto de encontro”. “Esforçamo-nos por viver duma maneira concreta o amor de Cristo em cada uma das ações do nosso dia. Se alguma pregação fazemos, consiste em fatos e não em palavras”.
Ao lado de Jesus havia um grupo de pessoas que o acompanhavam, mas ninguém o ajudava a levar a cruz, embora observassem seu cansaço e sofrimento. Mesmo Cirineu. Ele estava passando por ali e foi requisitado para levar a cruz de Jesus. Cirineu praticamente não fala, é homem de poucas palavras mas de muita ação. Sabemos que hoje dificilmente as pessoas acreditam nas palavras, e, se acreditam é porque vêem as ações. As pessoas acreditam mais nas testemunhas que nas palavras.
A maneira certa de anunciar a Misericórdia é esta, viver o que está escrito na Palavra de Deus: “Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com ações e em verdade” (1Jo 3,18).
Jesus Misericordioso sabendo da minha e da sua dificuldade no Diário 742 disse a Santa Faustina que ele nos ensinava três formas de anunciar a Misericórdia: a primeira é a ação, a segunda a palavra e a terceira a oração.
Como você está vivendo a Misericórdia?
Você tem se disposto a amar ou se encontra ainda nas palavras?

Fonte:Padre Antônio Aguiar